Windows Media Center e Windows DVD Player
Desde o lançamento do Win 8, esse problema foi tratado com um pouco de descaso pela Microsoft. Recentemente, em 29 de Junho, um aviso veio anexado a uma atualização e, a grosso modo, descrevia situações em que o Windows DVD Player funcionaria, ou não. Não precisa ser nenhum vidente pra sacar que, em breve, o Win 10 não mais dará suporte nativo à reprodução de DVDs.
O Windows Media Center, apesar de não ter tido lá uma boa aceitação pelos usuários de PC, conseguia suprir as necessidades de reprodução de mídias graváveis, porém passou a funcionar em apenas algumas versões do Windows 8 e desapareceu de vez com o lançamento do Windows 10.
A Microsoft tentou “remendar” o problema colocando a venda uma versão do Windows DVD Player por $15 para quem, por algum motivo não conseguiu a versão gratuita, mas não deu muito certo. Para falar a verdade, após um breve espaço de tempo, os usuários passaram a ver isso, não como um problema, mas como a porta para uma ótima solução.
Quem atualizou para o Win 10 a partir do Win 7 ou Win 8 com o Windows Media Center instalado, herdou o tal Windows DVD Player e quem partiu para uma instalação limpa teve a opção de baixá-lo na loja do Windows, de graça, mas nem sempre (até agora ainda não entendi os critérios usados para tal gratuidade).
Bem, agora vamos à alternativa. De acordo com so fóruns e as redes sociais, disparadamente, o player gratuito mais confiável é o VLC Player. Há que se tomar uma única precaução de baixar a versão ‘desktop’, pois a que se baixa direto da loja Win não suporta DVDs e Blu-Rays.
Seu uso é incrivelmente simples: basta inserir um DVD e, caso ele não execute automaticamente, é só clicar em “Mídia” e “Open Disk”. Prático, leve, fácil de instalar, consome poucos recursos e é gratuito. Dificilmente vai aparece um concorrente a altura.